Soneto de Fidelidade
De tudo ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.
No poema acima, Vinicius se entrega à pessoa amada mostrando todo o seu amor e mostrando também que esse sentimento não vai acabar mesmo que apareça outra pessoa, por mais linda que ela seja. O Soneto da Fidelidade fez tanto sucesso, que muitos vestibulandos usaram sua criatividade e formaram o Sonhando com a Felicidade.
Ana Luíza Conde 9º A
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Neste soneto, Vinicius faz uma belíssima declaração de amor para a sua amada. Diz que mesmo que um dia ele fique sozinho, vai poder contar para todos do amor que viveu. No verso "Mas que seja eterno enquanto dure" ele quis dizer que vai viver intensamente cada momento como se fosse o último de suas vidas.
ResponderExcluirNATHÁLIA AZEVEDO - 9º A
Esse é um dos melhores sonetos de Vinícius de Moraes. No soneto acima ele fala do amor que ele tem por sua amada. No soneto acima ela fala que o amor tem que ser infinito enquanto durar, eu acho que ele está correto, pois você não deve ficar com ninguém sem querer. Na minha opinião, esse é o melhor soneto de Vinicius de Moraes, apesar de que ele tem outros sonetos ótimos também.
ResponderExcluirAna Luíza, gostaria de saber do que se trata esse "Sonhando com a Felicidade" criado por vestibulandos a que você se referiu.
ResponderExcluirAguardo resposta.
Um abraço!
Impressionante, como todas as poesias/sonetos/musicas, de Vinicius de Morais, SEMPRE tem uma mensagem final, ele tenta expor seus sentimentos através de suas letras, por isso, que todas as letras de Vinicius são tão interessantes e geralmente contendo uma mensagem muito bonita!
ResponderExcluirGilsa, esse "Sonhando com a Felicidade" em que Ana Luiza se referio é uma parodia que os vestibulandos criaram a partir desse soneto de vicinus, a seguir a parodia:
Sonhando com a Felicidade
De tudo sobre o vestibular estarei atento
Antes, e com tal empenho, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
De estudar, acharei meu conhecimento.
Não quero viver em vão esse momento
E sim com louvor conquistar meu canto
E rir todo riso e até derramar algum pranto
Ao se pensar nas saudações de contentamento.
E assim, quando mais tarde me encontre
Quem sabe o vestibular, angústia de quem vive
Quem sabe a aprovação, fim de quem estuda.
Eu possa lhe dizer do ano que tive:
Que não seja imortal,
posto que eu passe
Mas que seja produtivo
enquanto dure.
Laís Schuler
É como se fosse uma oração dos vestibulandos, fala que todo o esforço valeu a pena e que o vestibular não é um "bicho de sete cabeças" como dizem por ai, basta se esforçar.
ResponderExcluirAna Luíza Conde
O soneto de fidelidade fala do amor de vinícius por sua amada. Ele quiz dizer que vive intensamente esse amor,e como se ele (o amor)fosse durar para sempre, mesmo que não dure... mas que depois de vivido, ele possa ter boas lembraças daquele amor!
ResponderExcluirCamilla Lins, 9°A
Com um olhar humanizado e real pode-se perceber q nós somos fiéis a nós mesmos não ao Outro. Somos fiel ao nosso sentimento q cultivamos pelo Outro e q escolhemos estar com o Outro todos os dias qdo amamos . Nos comprometemos e nos compromissamos sendo então Leais ao Outro e fiéis conosco . Enqto o amor durar em mim, ser provocado em mim , o Outro continuará a ser meu objeto de desejo e amor . N podemos fazer nada com o sentimento do Outro . Deixe-o livre....
ResponderExcluirConquistar várias mulheres todos os dias é muito fácil , conquistar a MESMA todos os dias tem q ter talento.
O eu lírico pretende ser fiel a pessoa amada?
ResponderExcluir