quarta-feira, 11 de novembro de 2009

GAROTA DE IPANEMA

Pelo fato de ser uma das letras mais debatidas de Vinicius de Moras, vou falar um pouco de sua famosa música "Garota de Ipanema". Foi uma música composta inicialmente, por Vinicius, a versão original da música era chamada de "Menina". Porém Vinicus e Tom jobim, o qual também compos a música Garota de Ipanema, não gostaram da versão Menina, abaixo você confere a letra original da musica:

Menina
Vinha cansado de tudo
De tantos caminhos
Tão sem poesia
Tão sem passarinhos
Com medo da vida
Com medo de amar

Quando na tarde vazia
Tão linda no espaço
Eu vi a menina
Que vinha num passo
Cheio de balanço
Caminho do mar

Mais tarde como eu disse anterioemente, pelo fato de Vinius e Tom não se agradarem com a letra, foi refeita e então é a famosa Garota de Ipanema, a qual é inspirada em Helô Pinheiro, que passava frequentemente em frente ao Bar Veloso, onde Tom e Vinicus costumavam se encontrar (hoje o bar é chamado de Garota de Ipanema, em ipanema). Confira a evrsão "Garota de Ipanema":

Garota de Ipanema
Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça
É ela a menina que vem e que passa
Num doce balanço, caminho do mar

Moça do corpo dourado, do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar

Ah, por que estou tão sozinho?
Ah, por que tudo é tão triste?
Ah, a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha

Ah, se ela soubesse que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo por causa do amor

Laís Schuler de Lucena -9ºA

7 comentários:

  1. Ah, essa eu não sabia!Conhecia apenas Garota de Ipanema.
    Valeu pela informação.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. A música Garota de Ipanema fez tanto sucesso que acabou sendo tema de uma das principais novelas da rede Globo. Como Lais disse, a inspiração foi Helô Pinheiro e até então ela não sabia disso, só soube depois de dois anos quando já estava com um namorado. Quando se casou, convidou Tom Jobim e sua esposa para serem padrinhos, podemos dizer que foi como uma forma de agradecer a homenagem. A música também fez muito sucesso no exterior.
    Ana Luíza Conde 9º A

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Garota de Ipanema é uma das mais famosas obras de Vinicius ,criou a musica inspirado numa moça que passava em frente ao Bar Veloso, no bairro de Ipanema. Heloísa Eneida Menezes Paes Pinto, conhecida como Helô Pinheiro, foi a musa inspiradora do poeta. Garota de Ipanema fez muito sucesso na época e continua fazendo nos dias de hoje, foi tema de uma novela muito assistida da emissora Globo.

    Camilla Lins , 9°A

    ResponderExcluir
  5. Garota de Ipanema" é um das mais conhecidas canções de Bossa Nova e MPB,na história da música brasileira é uma das poucas músicas em versão inglês cantada originalmente pelo seus compositores a fazer sucesso no exterior. A canção é feita por características, nesse caso só qualidades, de uma mulher em que o autor acha bonita, cheia de graça, etc.

    RAISSA SOARES - 9º A

    ResponderExcluir
  6. Uma versão instrumental desta canção já foi feita para o filme "Garota de Ipanema", de 1967. Outra versão em inglês já foi feita para esta canção, e chama-se "The girl from Ipanema" e além de Vinicius, foi composta por Norman Gimbel em 1963. Já foi cantada por Frank Sinatra, Mariza, Madonna, e vários outros artistas.
    Nathália Azevedo - 9º A

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião, A música Garota de Ipanema é uma das melhores canções de VINÍCIUS DE MORAES. Ela foi cantada por vários artistas famosos entre eles : Frank Sinatra, Madonna, etc.
    Ela foi criada em homenagem a Heloísa Pinheiro a Garota de Ipanema. Eu achei muito interessante a mudança que eles fizeram da música Menina virar Garota de Ipanem, isso mostra a genialidade de Vinícius de Moraes, também de Tom Jobim.

    ResponderExcluir