quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes


Marcus Vinicius da Cruz de Mello Moraes, ou Vinicius de Moraes, conhecido também como "poetinha", (1913-1980) foi um diplomata, jornalista, poeta e compositor brasileiro. Abaixo segue uma frase bem conhecida de Vinicius:

"Com as lagrimas do tempo e a cal do meu dia eu fiz o cimento da minha poesia"

Na minha opnião, assim como muitos compositores da época, Vinicus de Moraes queria mostrar, que com os acontecimentos de sua vida, com as coisas que acontecia, os momentos em que ele passou, a partir desses fatos que ele criava, fazia, a sua poesia! Ou seja, Vinicius foi um grande poeta, o qual mostrava a partir de suas palavras o seu sentimento, como ele se sentia no momento em que estava compondo.
Na minha opnião, quando ele diz "lagrimas do tempo" quer mostrar, o que ele estava sentindo no momento, a lagrima em que ele diz pode ser tanto de tristeza, como também uma lagrima de alegria. E a "cal do meu dia" é o que acontece em seu dia-a-dia, os fatos relacionados ao seu dia-a-dia.



Laís Schuler de Lucena, 9º A



7 comentários:

  1. Parabéns pela escolha!
    Espero que gostem muito das poesias de Vinícius.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Vinícius de Moraes nasceu no Rio de Janeiro, em 1913. Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o "poetinha" fez parceria com Tom Jobim, Toquinho, entre outros. Acho que ele buscava inspiração nos acontecimentos de sua vida, tanto fatos bons como ruins, como se tudo que aconteceu com ele, fosse a base de tanto sucesso.
    Ana Luíza Conde, 9º A

    ResponderExcluir
  3. Poeta essencialmente lírico, o poetinha (como ficou conhecido) notabilizou-se pelos seus sonetos. Conhecido como um boêmio inveterado, fumante e apreciador do uísque, era também conhecido por ser um grande conquistador. Seus poemas são muito bem feitos, e a criatividade é abundante em qualquer um deles, trazendo nos poemas, fatos de sua vida, que resultaram em todas as belas palavras que criou...

    RAISSA SOARES - 9º A

    ResponderExcluir
  4. O "poetinha", como Vinicius de Moraes ficou conhecido, é um poeta bastante conhecido não só no Brasil, mas também em todo mundo. Ele criou livros, músicas, etc. Sua música mais famosa é a música "Garota de Ipanema", que foi um dueto com Tom Jobim. Ele é um dos principais poetas da MPB, que significa Música Popular Brasileira.


    Vinicius Bezerra Nobre 9º Ano "A"

    ResponderExcluir
  5. Vinicius de Moraes foi um diplomata, dramaturgo, jornalista, poeta e compositor brasileiro.Sua obra é vasta, passando pela literatura, teatro, cinema e música. No campo musical, o poetinha teve como principais parceiros Tom Jobim, Toquinho, Baden Powell e Carlos Lyra. Com a famosa frase: "Com as lagrimas do tempo e a cal do meu dia eu fiz o cimento da minha poesia" Vinucius queria dizer que as poesias dele eram fruto de tudo aquilo que ele vivia..

    Camilla Lins 9º A

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. No fim dos anos 1920, Vinicius de Moraes produziu letras para dez canções gravadas - nove delas parcerias com os Irmãos Tapajós. Seu primeiro registro como letrista veio em 1928, quando compôs (com Haroldo) "Loira ou Morena", gravado em 1932 pela dupla de irmãos. Vinicius teve publicado seu primeiro livro de poemas,em 1933, e lançou outros livros de poemas nessa década. Nos anos 1940, suas obras literárias foram marcadas por versos em linguagem mais simples, sensual e, por vezes, carregados de temas sociais. Agora vou comentar um pouco sobre a famosa frase de Vinícius que é o poste do nosso blog: Eu acho que Vinícius de Moraes inspirava-se nos acontecimentos de sua vida para fazer suas poesias, ele queria sintetizar os momentos que ele viveu, sendo eles fáceis ou difíceis, queria mostrar o que ele já passou na vida.
    NATHÁLIA AZEVEDO - 9° ANO A

    ResponderExcluir